CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Arábia Saudita tenciona investir no sector de Petróleo e Gás em Moçambique

Valendo-se da sua experiência no sector de Hidrocarbonetos, a Arábia Saudita tenciona investir nesta área em Moçambique. A intenção foi manifestada na última quinta-feira pelo Embaixador daquele país asiático, Abdulmalek Alyosfi, durante a visita que efectuou a CTA.

Os sectores de Agricultura, Turismo, Indústria e Transporte, constam no leque dos interesses do sector privado da Arábia Saudita. Para concretização deste desiderato, uma delegação de empresários daquele país estará em Moçambique nos próximos meses.
“Estivemos aqui para fazer contactos com o sector privado de modo a promover encontros de negócios entre empresários dos dois países”, referiu Abdulmalek Alyosfi, frisando que o interesse não se esgota no sector de hidrocarbonetos.
Abdulmalek Alyosfi considera Moçambique um país promissor, rico em potencialidades e o principal desafio é exportar o mercado moçambicano aos sauditas.
Por seu turno, o Vice-presidente da CTA, Álvaro Massinga, referiu que a vinda da delegação empresarial da Arábia Saudita pode ser um ganho para Moçambique, em particular para o sector privado, visto que aquele país asiático é forte no sector de hidrocarbonetos e pode transmitir a sua experiência nesta área.
A economia da Arábia Saudita é baseada na extração do petróleo, sector responsável por cerca de 75% das receitas orçamentais, 40% do PIB e 90% das receitas das exportações. É o 2º país do mundo com as maiores reservas de petróleo já descobertas, é o maior exportador de petróleo do mundo.

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print