CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Debater as prioridades nacionais e a eficácia da ajuda externa para os próximos 5 anos!

O Governo de Moçambique e os Chefes das Missões Diplimáticas acreditadas em Moçambique reuniram-se em Maputo, 6 de Dezembro, para debater as prioridades nacionais de Moçambique e a eficácia da ajuda externa para o próximo quinquênio de governação.

Sob a co-liderança do Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, o Ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e os co-presidentes dos Parceiros de Cooperação para o Desenvolvimento, nomeadamente o Embaixador Hearne, da U.S. Embassy in Mozambique e o Embaixador Antonio Gaspar, da União Europeia em Moçambique, o primeiro Fórum entre o Governo e Chefes das Missões, após o estabelecimento da Parceria Renovada, contou com cerca de 25 representantes das missões diplomáticas acreditadas em Moçambique.

Este fórum tem em vista promover um diálogo aberto e franco sobre as prioridades políticas, os principais resultados e desafios na implementação do Plano Quinquenal do Governo, assim como definir prioridades relacionadas com a implementação da agenda de eficácia do desenvolvimento. É, também, mandato deste fórum, fazer o acompanhamento da implementação de compromissos internacionais relacionados com o desenvolvimento e a sua eficácia.

Como seguimento dos preparativos da reunião técnica havida a 26 de Novembro passado, a reunião visava particularmente debruçar-se de três áreas específicas: a programação para o próximo quinquênio; o seguimento das recomendações do Relatório sobre Transparência, Governação e Corrupção (aqui: https://is.gd/4ZzhfL) publicado pelo Governo de Moçambique, em Julho de 2019; assim como outros assuntos prioritários para a saúde pública como é o caso do abastecimento de água e saneamento.

Quais os outros assuntos que, na sua óptica, merecem maior atenção deste fórum entre o Governo e os Chefes das Missões Diplomáticas creditadas em Moçambique?

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print