CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

ENH de Moçambique procura angariar 1,5 mil milhões de dólares

Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) inicia esta semana um conjunto de apresentações aos investidores para angariar 1,5 mil milhões de dólares para financiar a participação da empresa no projecto de gás natural Área 1, no qual detém uma participação de 15%, disse o presidente da estatal moçambicana.

Omar Mithá disse à agência financeira Bloomberg que o primeiro encontro com os investidores acontecerá esta semana, em Joanesburgo, a que se seguirá Londres, para acrescentar que o financiamento pode vir de bancos, de fundos de investimento ou até de participações no projecto.

Esta será a primeira vez que uma empresa pública moçambicana vai recorrer aos mercados financeiros internacionais, depois da reestruturação da dívida contraída pela Empresa Moçambicana de Atum com o aval do Estado, acordada com os investidores e concretizada no final de Outubro.

Embora a Fitch Ratings tenha recentemente melhorado a notação de risco de Moçambique, de “RD” para “CCC”, o país continua identificado como apresentando riscos muitos elevados, não tendo a dívida por si emitida qualidade para investimento, sendo altamente especulativa.

O projecto Área 1 da bacia do Rovuma mudou de operador recentemente, depois do grupo Total ter adquiridos os activos do grupo Anadarko Petroleum Corp em África, na sequência da aquisição deste último pelo grupo Occidental Petroleum Corp.

O bloco em questão é operado pelo grupo Total, com 26,5%, tendo como parceiros a ENH Rovuma Área Um, subsidiária da estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, com 15%, Mitsui E&P Mozambique Area1 Ltd. (20%), ONGC Videsh Ltd. (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%) e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8,5%).

Fonte: Macauhub

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print