CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Moçambique é o melhor destino para investimento na África subsaariana

A consultora EXX Africa classificou Moçambique como o melhor destino de investimento na África subsaariana este ano, seguido da vizinha África do Sul.

Ultrapassados os problemas do colapso cambial (forte depreciação do Metical face às principais moedas de circulação no mercado), dívida pública e fraca governação, a consultora EXX Africa conclui que Moçambique virou a página no panorama internacional e é o melhor destino para investimento na África subsaariana este ano.

Intitulado, “Vencedores e Perdedores Africanos em 2020”, o mais recente relatório da EXX Africa aponta a vizinha África do Sul como o segundo melhor classificado a nível da região.

“Quando começarem avultados investimentos estrangeiros na indústria do gás natural e possível apoio do Fundo Monetário Internacional, melhor desempenho do sector bancário e o resultado de processos legais internacionais no escândalo de dívidas ocultas serão indicadores-chave para nossa projecção optimista”, escreve a consultora.

E acrescentam, que as eleições gerais do ano passado, não provocaram distúrbios em massa e o Governo moçambicano tem um forte mandato para implementar melhorias regulatórias e legislativas no sector de gás.

Sobre os ataques dos insurgentes no norte do país, a EXX Africa refere que a incursão fracassou na sua missão de impedir a entrada de investimento estrangeiro nos projectos do gás. Entretanto, é preciso que haja monitoria da situação nos próximos anos”.

O relatório sobre 2020, que retira Angola da lista dos melhores destinos de investimento, identifica cinco riscos principais para o continente africano este ano: A implementação do acordo de livre comércio, as revoltas populares, as eleições, a nova moeda Eco na África Ocidental e mudanças climáticas.

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print