CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Transporte urbano: Mesquita desafia sector privado a ser “mais activo”

O Ministro dos Transportes e Comunicações fez um balanço positivo do novo sistema de mobilidade urbana introduzido em Maputo. Para maior eficiência do serviço, Carlos Mesquita quer que o sector privado seja “mais activo”.

O transporte urbano de passageiros na chamada área metropolitana de Maputo, que compreende para além da capital do país, os municípios de Matola e Boane, bem como o distrito de Marracuene, conheceu grandes melhorias no ano passado, com destaque para a introdução do transporte público 24 horas por dia.

A constatação é do ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, que efectuou esta quinta-feira, a primeira visita oficial à Agência Metropolitana de Transportes de Maputo.

“O desempenho da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT) é positivo. Os resultados de 2019 mostram que as metas foram alcançadas. O Governo vai continuar a acarinhar este tipo de iniciativa”, disse o governante.

Entretanto, e ciente dos desafios, Carlos Mesquita desafiou o sector privado nacional a ser mais “activo” para que o sistema de mobilidade urbana seja mais eficiente.

“É preciso que o sector privado faça mais investimentos no sector de transporte, com a compra de mais autocarros porque há défice. Estamos a trabalhar na alocação de autocarros movidos a gás”, indicou Mesquita.

 

Fonte: O pais

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print